sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Reciclagem do fundo oceânico

Atualmente, o Homem produz em todo o mundo cerca de 400 milhões de toneladas de lixo por ano!
Para teres uma ideia, cada um de nós produz em média um quilo de lixo por dia!
Como sabes, o lixo é o maior causador da degradação do meio ambiente. Quando esse lixo é depositado no mar, as consequências são ainda mais graves.
É que, quando deitamos qualquer coisa no mar, não temos noção de como o poluímos. E não estamos a falar da poluição marítima industrial, estamos também a falar de deitar "coisas" no mar...

Quando se lança uma garrafa de plástico, uma embalagem, um saco de plástico, restos de redes de pesca, lixo variado, etc. pensa-se que o mar é tão grande que destrói tudo. Não é bem assim...



 Por exemplo, quando os animais marinhos (uma tartaruga, por exemplo) tentam comer um pedaço de plástico pensando que é comida, morrem asfixiadas porque não conseguem nem engolir nem deitar fora.
Quando encontram um pedaço de metal, como uma lata velha, podem cortar-se e fazer feridas graves.
Quando se vai à praia e se deixa lá o lixo, ele acaba por ir parar ao mar com a subida da maré. Mesmo que não flutue e vá parar ao fundo, prejudica sempre o Ambiente.
Para teres uma ideia, vamos dizer-te o tempo que duram alguns tipos de lixo no mar:


- Papel - 2 a 4 semanas
- Caixas de papelão/cartão - 2 meses
- Lenço de algodão - 5 meses
- Fralda descartável biodegradável- 1 ano
- Pedaço de madeira pintado - 13 anos
- Copo de plástico - 50 anos
- Lata de alumínio - 200 anos
- Porta latas de plástico (aqueles de argolinhas) - 400 anos
- Fralda descartável normal - 450 anos
- Garrafa de plástico- 450 anos
- Linha/Fio de nylon - 650 anos
- Vidro - tempo indeterminado

No entanto, o lixo pode também ajudar o ambiente...
Como? Por vezes a ação do Homem (e da própria Natureza) destrói o meio ambiente e os ecossistemas perdem o seu equilíbrio. Para voltar a equilibrar os ecossistemas tanto a Natureza como o próprio Homem descobriram formas originais de utilizar o lixo!




Por exemplo, quando um navio naufraga, a Natureza cresce e estabelece-se à sua volta. Encontram-se muitas vezes famílias de peixes, crustáceos e outros habitantes marinhos a morar em "quartos" de um navio ou polvos escondidos nos seus buracos, enquanto os destroços se degradam.
Por vezes até nascem recifes de coral agarrados aos cascos dos navios, o que dá origem ao crescimento de um novo ecossistema!

A sul dos EUA, uma baía inteira, que já estava praticamente sem vida aquática devido à destruição do meio ambiente, foi recuperada quando se lançaram para o mar, de propósito, centenas de pneus presos uns aos outros (depois de se terem eliminado as fontes de poluição, claro).
Esses pneus formaram "habitações" e abrigos para animais aquáticos e, em pouco tempo, a vida voltou a esse local cheia de força!

Sem comentários:

Enviar um comentário